28/03/11
















1 ANO DE VITRAHAUS

No Vitra Campus, na Alemanha, os arquitectos Jacques Herzog e Pierre de Meuron criaram a VitraHaus tendo como inspiração uma casa típica da região. O resultado são 12 casas fixas e ligadas a um espaço contínuo, que propícia uma visita ao fantástico mundo dos objectos de design da marca Vitra para o ambiente doméstico.

Projecto de arquitectura: Herzog & de Meuron
Fotografia: Iwan Baan

Face à inexistência de um espaço adequado para apresentar a colecção para casa da Vitra, a companhia adjudicou o trabalho de construção da VitraHaus ao atelier dos arquitectos Jacques Herzog e Pierre de Meuron. Os arquitectos referem-se a este específico projecto como um design “de escala doméstica”. Graças a sua implementação numa área mais exposta do empreendimento, este trabalho vem realçar a extraordinária reunião de arquitectura já presente mas assume o importante papel de marcar o Vitra Campus. A nova estrutura está implementada perto do Museu do Design Vitra, construção completa de Frank Ghery de 1989, e do Pavilhão de Conferências, construção completa de Tadao Ando de 1993. A amplitude do local escolhido para a construção da dupla Herzog & de Meuron, permitiu que esta nova estrutura ficasse a uma boa distância do Museu do Design e de outra estrutura adjacente, dando projecção e espaço ao típico campo de pomar da paisagem.
O conceito da VitraHaus junta dois temas recorrentes no trabalho da dupla Herzog & de Meuron, o da casa típica e o da junção de volumes. O desígnio do edifício de 5 pisos é apresentar o mobiliário e os objectos para casa da marca Vitra. 
Na VitraHaus encontram-se as fascinantes ideias vivas de criativos como Charles & Ray Eames, George Nelson, Isamu Noguchi, Jean Prouvé, Verner Panton, Maarten Van Severen, Ronan & Erwan Bouroullec, Antonio Citterio, Hella Jongerius, Alberto Meda ou Jasper Morrison. Não é um museu, é uma casa de bom design!

Sem comentários:

Enviar um comentário