26/04/11

ALMA CATALÃ



Com projecto de renovação pelo arquitecto Carlos Ferrater e o design de interiores por Patricia Urquiola, o Mandarin Oriental Barcelona revela novos padrões na oferta hoteleira de estrelas luxo integrando um conjunto de elementos funcionais e estéticos fascinantes, que incrementa o espírito poético e criativo da cultura artística da cidade.

Projecto de arquitectura: Carlos Ferrater, JoanTrias de Bes – Studio OAB
Arquitectura paisagística: Beth Figueras
Design de interiores: Patricia Urquiola
Fotografia: George Apostolidis e arquivo Mandarin Oriental



Foi em Novembro de 2009 que o grupo Mandarin Oriental abriu, no Sul da Europa, o seu primeiro hotel de 5 estrelas luxo. Localizado numa das artérias mais importantes da capital catalã, o Passeig de Gràcia, um antigo banco construído no segundo quartel do século XX foi renovado e reconvertido no seu todo pelo projecto de arquitectura concebido por Carlos Ferrater e pela equipa do seu Studio OAB, sedeado em Barcelona. Para além das profundas alterações introduzidas no edifício pelo arquitecto Carlos Ferrater, mudando todo o espaço pensado para responder ao funcionamento de um banco para uma lógica de hotel em todos os aspectos mais complexa em termos de caracterização espacial, o projecto preservou os seus elementos mais nobres. Destacamos a preservação quase total da pedra natural das fachadas, que permitiu uma continuidade da memória visual da rua. Tendo em conta a área comercial específica presente em Passeig de Gràcia e os novos atractivos que as estruturas hoteleiras têm de saber proporcionar, não só aos hóspedes como a transeuntes de espírito aberto e cosmopolita, o arquitecto Carlos Ferrater aumentou as janelas do piso térreo e converteu o espaço numas arcadas para acomodar lojas fazendo por aí o acesso à entrada do hotel, que foi posicionada mais para o interior da rua.




Ao entrarmos no Mandarin Oriental Barcelona percebemos de imediato o enfoque dado à criação de uma atmosfera especial e fascinante. Uma entrada marcante para o átrio do hotel ganha mais expressividade pela sua luminosidade e pela forma que ela se ergue até ao nono piso. Inúmeras aberturas na parede criam dinâmicas visuais a fachada vertical interior criando vistas misteriosas de cada piso para este amplo espaço. O telhado em vidro do átrio permite um banho de luz natural a todos os pisos e ao anoitecer o design de luz artificial foi pensado para criar uma harmoniosa e acolhedora luminosidade. O dramatismo de uma passadeira colocada entre o piso térreo e o primeiro piso resulta como um grande efeito. É nesta passagem que nos leva ao mezzanino entre os dois pisos que vamos encontrar a sala de espera e daí vemos a área de relaxe e o restaurante “Blanc”, todo ele em tons de branco. No átrio dos banquetes, que se prolonga por dois pisos, duas janelas amplas no tecto criam uma atmosfera clara e desafogada. A decoração do tecto, na forma de uma mescla em metal pintado a branco, transforma o espaço num lugar mais privado, intimista.



No telhado do hall de entrada foi integrado, na estrutura do edifício, um terraço com um café com uma área de 660 m2 a que foi dado o nome Jardim Mimosa. Esta verdadeira preciosidade no coração do hotel é um trabalho de parceria entre a arquitecta paisagística Beth Figueras e a designer Patricia Urquiola. O Jardim Mimosa é, como o nome indica, um lugar marcado por coloridas Mimosas, adornado por arbustos, e um conjunto de mobiliário de exterior de grande conforto e apelo estético.




O hotel dispõe de outros atractivos como o restaurante “Moments”, decorada em tons de ouro e castanho, e recomendado por um serviço de cozinha gourmet que produz uma novíssima gastronomia catalã. O “Bankers Bar” tem a particularidade de se situar no antigo cofre-forte do banco, um espaço renovado e marcado por um elegante design de interiores. Na cobertura do edifício, o terraço com 200 m2 é uma experiência reconfortante sobretudo pela vista panorâmica sobre Barcelona e pela presença de uma bonita piscina que se estende à largura total do espaço.
O Mandarin Oriental Barcelona oferece um total de 98 quartos e suites, do primeiro ao oitavo piso, que dão para o Passeig de Gràcia. No nono piso está instalada a suite presidencial, com 200 m2 de área total que inclui um terraço. No programa de design de interiores, o hotel possui todo o esplendor artístico e criativo da arquitecta e designer Patricia Urquiola. Todos os quartos possuem luminosidade, aconchego familiar e um visual contemporâneo em que as cores que predominam são os cremes e os brancos. A designer espanhola fez uma selecção de bons materiais utilizando o soalho em carvalho, carpetes feitas à medida e uma composição de mobiliário de marca indicado para um ambiente nobre, sofisticado. O programa de Patricia Urquiola não foi porém uniformizado, cada quarto possui a sua própria selecção de materiais e a arquitectura de interiores varia de forma, para que cada um desses espaços possua um ambiente único. O estilo é resultado de uma mescla de influências das quais se destacam o toque asiático, nos guarda-roupas com reminiscências às caixas em laca chinesas, que atribuem uma nota pessoal ao design e que reflecte a proveniência da cadeira hoteleira. Foi dada uma particular atenção às casas de banho e nesse campo, Patricia Urquiola, escolheu as opções de melhor qualidade e que se enquadrassem na funcionalidade e estética pretendidas. Todas as casas de banho estão apetrechadas por produtos da colecção Axor Urquiola, que a designer criou, em colaboração com a equipa da Axor, para a marca alemã Hansgrohe. É uma colecção feita de detalhes que se adequam à funcionalidade e ao conforto exigidos por novas exigências e expectativas no espaço casa de banho. Formas orgânicas e linhas direitas misturam-se com os toques de visão poética da Patricia Urquiola, que expressa que gosta de pensar em todos os diferentes níveis da arquitectura e do design, em que todos os pormenores e os mais pequenos detalhes têm de ser consistentes para que haja um usufruto óptimo das coisas.



Salientamos por último o spa do Mandarin Oriental Barcelona, localizado no piso -2 do hotel. Também aqui foram incluídas as misturadoras Axor Urquiola que integram um espaço com 1000 m2, caracterizado por um ambiente minimalista que apresenta um leque de cores asiáticas em tonalidades escuras. Os hóspedes têm acesso a quartos individuais onde são disponibilizados diversos programas de terapias do corpo e realçamos duas suites para casal e uma bancada para massagem tailandesa. O spa vive também da sua piscina interior de 12 metros e uma área circundante com zonas de água quente, sauna e um ginásio.


Sem comentários:

Enviar um comentário