27/04/11

MAXXI EM ROMA



O Museu das Artes do Século 21, em Roma, faz no próximo dia 30 de Maio um ano desde que inaugurou. O projecto Maxxi é da autoria de Zaha Hadid e Patrik Schumacher. Assume-se como um centro de exposições e afasta-se da ideia de uma mera atracção arquitectónica.

Projecto de arquitectura: Zaha Hadid e Patrik Schumacher
Fotografias: Roland Halbe e Helene Binet

A inauguração do Maxxi, o Museu das Artes do Século 21, em Roma, aconteceu há quase um ano, no dia 30 de Maio de 2010. O projecto de arquitectura tem a assinatura da Zaha Hadid e Patrik Schumacher, numa construção que se destaca pela complexidade do desenho e do trabalho de construção. Nas palavras de Zaha Hadid, o projecto assume mais a sua condição de um campo de cultura, um centro de dois museus em que arquitectura, Maxxi Arquitectura, e arte, Maxxi Arte, dialogam, afastando a ideia redutora da peça arquitectónica como mera atracção turística. Todavia, a espectacularidade das formas, exterior e interior, numa área total de 29 mil m2 ocupados pelo museu, motivam diferentes tipos de reacções.





Houve a preocupação de integração do Maxxi no seu contexto urbano, de forma a interagir como um espaço aberto.Para além do betão, do aço e do vidro, destacamos a Cementoresina, marca registada da Kerakoll Design, cujas características deste composto conferem uma versatilidade estética enorme, sobretudo em processos de construção como este, caracterizados por contínuas superfícies horizontais e verticais.




Sem comentários:

Enviar um comentário