28/04/11

MUSEU DO DESIGN DE HOLON



O Museu do Design de Holon, em Israel, é um projecto do atelier Ron Arad Arquitectos, que criou um edifício com uma boa expressividade e que se tornará num pólo de atracção turística da cidade.

Projecto de arquitectura Ron Arad Arquitectos
Fotografias Yael Pincus e Yossi Zwecker



O Museu de Design de Holon, cidade israelita, é uma obra com a assinatura de qualidade do atelier Ron Arad Arquitectos. Este novo ícone da arquitectura contemporânea evidencia 5 longas bandas de aço – CORTEN –, sendo o primeiro trabalho de Ron Arad idealizado para uma escala destas dimensões. A inauguração do Museu do Design de Holon, no ano passado, foi o ponto alto de 16 anos de regeneração urbana levada a cabo pela edilidade local, que elaborou um programa ambicioso que coloca a cidade no mapa pelos seus atractivos culturais e educacionais.
Este trabalho de Ron Arad expressa uma vertente escultórica, complementando engenho e total funcionalidade com uma elevada qualidade visual. O criativo salienta que “ foi criada uma hierarquia de espaços exteriores para que se pudesse entrar por debaixo do edifício até a um pátio semi-coberto. A expressividade com que o aço é trabalhado e o efeito visual que provoca, vão um pouco mais além do que os olhos conseguem ver. Neste sentido Ron Arad afirma que “ o sobrescrito do edifício não é só um espaço bonito, é também uma estrutura”.



O Museu do Design de Holon dispõe de duas galerias principais e um número considerável de espaços alternativos e apropriados para outros locais de exposição e serviços educativos. A galeria superior, com 500 m2, é banhada pela luz abundante de Israel e tem as infra-estruturas necessárias para receber objectos tridimensionais. Em termos de iluminação, o design desta galeria tem uma flexibilidade que permite trabalhar o uso de luz artificial a diferentes níveis. A galeria inferior, com 250 m2, tem um pé direito maior mas proporciona uma escursão mais intimista dos visitantes pelos objectos expostos.



O Museu de Design de Holon recebeu o prémio inovação e design para a cultura, atribuído em Maio de 2009 pela Condé Nast Traveller.



Sem comentários:

Enviar um comentário